Proposito da Vida!

|



O PROPÓSITO DA VIDA

Está faltando propósito na vida?
Será que o homem está aqui por acaso?
Qual é o sentido da vida? Por que vale a pena viver?
São indagações nada fáceis de responder.
A grande maioria das pessoas entende que a vida somente tem sentido se houver realização pessoal. Fora disso, nada vale a pena.
Realização pessoal se traduz em carreira de sucesso, riqueza, beleza, prestígio, saúde. Levar vantagem em tudo!
Estes fatores têm movido o mundo há milhares de anos transformando-o através dos tempos até chegar ao atual estágio onde a vida somente tem propósito se o homem for capaz de alcançar seus objetivos terrenos e concretizar seus sonhos mais ambiciosos de acumulação de capital e poder.
Entretanto, nota-se que, mesmo aqueles que aparentemente alcançam o sucesso, num modelo de realização pessoal eleito pelo próprio homem, no mais das vezes não se sentem saciados. O poder político não sacia; o poder econômico não sacia. Há uma sede inesgotável e incompreensível de poder justamente porque o homem busca objetivos concentrando-se em si mesmo. Mirando dentro de si!
É que o apelo capitalista, calcado no neoliberalismo numa sociedade globalizada – somente para quem tem acesso – dita a regra de que para que se descobrir o significado da vida é necessário ser egocêntrico.
Mesmo diante das inquietações e inseguranças humanas, sempre existe alguém que se aproveita do ensejo para realizar-se financeiramente e pessoalmente, incutindo por intermédio de seminários, palestras, livros, internet e outros que ser bem-sucedido é o propósito de vida de todos. São instrumentos de autoajuda que propõem condutas previsíveis para se encontrar o sentido da vida. Realmente, o crescimento de tal mercado indica o quanto o homem está sedento por descobrir seus propósitos.
Não raro, empresas patrocinam encontros e cursos contratando profissionais a peso de ouro, onde os funcionários são disciplinados a entender que somente serão felizes com a prosperidade da empresa o que, indiretamente os fará mais felizes, realizados e prósperos, pois haverá condições de maior crescimento pessoal, profissional e financeiro. Ledo engano.
Jamais se encontrará o propósito da vida em si mesmo. É muito maior do que isso. Não está ligado a obtenção de poder secular ou patrimônio, à família, ao ser amado, mas sim a Deus.
Redefinir valores, adotar metas, aspirações, ser disciplinado, não desistir jamais frequentemente são fatores que levam ao sucesso. É indubitável. Mas mesmo as pessoas que alcançam tudo isso, por vezes, sentem um vazio que acreditam, poderá ser preenchido por mais realização pessoal, etc. É tautológico.
O homem nasceu de acordo com os propósitos de Deus e para cumprir os propósitos dele.
Rick Warren alerta que “[...] ser bem-sucedido e cumprir o propósito de sua vida são coisas absolutamente distintas”. (2005, pág. 07)
Ou seja, são situações que podem acontecer paralelamente, mas não se confundem.
Realmente são situações distintas. Não se deve usar Deus para a autorrealização. Há pessoas que “[...] querem que Deus lhes sirva de ‘gênio’ particular que atenda os seus desejos egocêntricos”. (WARREN, 2005, pág. 06)
Mas como descobrir o propósito de Deus para sua vida?
Pode ser no “chute” (especulação) ou pode-se consultar o manual de instrução.
Se quiser descobrir no chute, devem-se consultar os “palpites” de milhares de intelectuais e filósofos brilhantes que escreveram e discutiram sobre o tema na história da humanidade.
Contudo, se quiser consultar o “inventor”, é só abrir o manual de instrução: a Bíblia.
Deus não nos deixou às cegas!
O fabricante nos deu, inclusive, seu filho unigênito, Jesus Cristo, para que descobríssemos nele quem somos e qual é o propósito da vida.
Deus não é o ponto de partida de nossa vida, somente. É a fonte da vida.
Warren (2005, pág. 10) menciona o texto de Efésios 1:11 , com fulcro no qual se pode chegar a três descobertas acerca de propósito:

1. Você descobre a sua identidade e propósito por meio de um relacionamento com Jesus Cristo [...] 2. Deus já pensava a seu respeito muito antes de você pensar nele [...] 3. O propósito de sua vida cabe em outro propósito muito maior e cósmico que Deus planejou para a eternidade [...].


Assim, o propósito de vida não se resume a prosperidade, poder ou à aquisição de poder e bens corruptíveis, mas somente há sentido na vida se houver a reflexão acerca dos propósitos de Deus para a vida e o cumprimento desses propósitos.

Bibliografia
WARREN, Rick. Você não está aqui por acaso. Editora Vida: São Paulo, 2005.

Deus abençõe a todos

Amilcar Araújo Carneiro Jr.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Grito de Louvor - Evangelismo via Internet | Todos os direitos reservados a Cristo