Nosso Relacionamento com Deus

|

Texto chave: Mt 6.5-13 – Jesus nos ensina a orar e assim se relacionar com Deus

Esta pergunta calou fundo em meu coração quando estava estudando para ministrar: Como anda o meu relacionamento com Deus? Se pararmos para pensar um pouco e refletir, verificaremos tantas coisas que vivenciamos e necessitamos que, às vezes, nos esquecemos dAquele que nos amou e nos resgatou do inferno. Qual a razão do amor de Deus nos alcançar? Para nos destinar ao céu, você poderia dizer, mas muito mais que nos destinar ao céu, Deus te escolheu e te salvou para constituí-lo FILHO DE DEUS.

Mas para que Deus precisa de filhos? Para se relacionar, lembra lá no início, quando Deus fez Adão, todos os dias na viração do dia (a tardezinha), Ele vinha se relacionar com seu filho Adão.

Deus tem nos amado, nos gerado como Filhos, para estabelecermos e mantermos um relacionamento entre Pai e Filhos, e Filhos e Pai, e a principal forma que Jesus nos ensinou de nos relacionarmos com Deus é através da oração.

Comumente nos acostumamos a pensar que a oração somente é necessária nos momentos de crise e escassez, fazendo de nós, seus filhos, apenas pedintes de solução para os nossos problemas, quando na realidade o que o nosso Deus e Pai espera de nós, não é apenas isto, mas sim um relacionamento de louvor, de adoração, de reconhecimento de quem é Deus em nossas vidas, de arrependimento pelos nossos erros e a satisfação de todas as nossas necessidades, ou seja, Deus quer se relacionar conosco.

Se observarmos o texto supra citado, vemos Jesus nos ensinando que a oração não é para ser feita como meio de exibição e ostentação, mas sim, em secreto, onde você e Deus se relacionarão, ele ainda nos ensina que Deus, mesmo antes de pedirmos qualquer coisa Ele já sabe, por isto, não devemos ficar repetindo nossas orações como se fosse uma reza, acreditando que por muito falar Deus nos ouviria.

Jesus ainda nos ensina que toda a oração deve ser feita ao Pai, nosso Pai, nunca a Jesus, ao Espírito Santo, ou qualquer outro “santo” ou imagens, contrariando ensinos de outras religiões que pregam por exemplo: “Peça a mãe, que o filho atende”. Toda oração deve ser dirigida ao Pai, nosso Deus, depois, devemos exaltar o seu nome em adoração, proclamando por exemplo: que Ele é santo, que é forte, que é majestoso, que é todo-poderoso, que é amor, e tantos mais atributos você conheça e proclame, isto é reconhecer quem é o nosso Deus e Pai, isto é louvar e exaltar o seu nome, depois diz o texto, venha o teu reino, o que isto quer dizer? Quer dizer, que nós, seus filhos, devemos interceder e clamar para que o reino de Deus cresça na Terra, como? Através do evangelismo, ou seja, que mais e mais pessoas venham a conhecer o amor e salvação de nosso Deus.

Depois ainda, diz lá, seja feita a tua vontade na terra como é no céu, ou seja, que cada dia mais o reino de Deus cresça e Ele reine, domine e governe sobre a vida das pessoas, pois se Deus governar sobre nós, não haverá escassez, não haverá guerras e conflitos, haverá justiça e paz, e assim, mesmo na Terra teremos uma vida abençoada e feliz, lembra-se do que diz em Salmos 33.12: “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor”.

Aí então, somente depois de tudo que falamos acima, é que Jesus nos ensina a pedir a Deus o pão, ou seja, o suprimento de nossas necessidades, depois, ele nos ensina a nos arrependermos, a pedirmos perdão a Deus pelos nossos erros e pecados, e nos explica algo ainda mais profundo, que o perdão que pedimos e buscamos de Deus, será concedido, conforme o perdão que concedermos as pessoas que nos ofenderam, ou seja, para recebermos o perdão de Deus, precisamos perdoar aquelas pessoas que nos rodeiam e que, às vezes, nos ofendem. Observe isto, Deus vincula o nosso relacionamento com Ele, com o relacionamento que temos entre as pessoas aqui na terra, mas por que isto? Porque nós nunca conseguiremos amar e nos relacionarmos com Deus, se nós não conseguirmos amar e nos relacionarmos com as pessoas que convivemos, ou seja, para amarmos a Deus, devemos amar as pessoas, para sermos perdoados por Deus, devemos perdoar as pessoas, e assim por diante, pois Deus não te salvou para te excluir do mundo, mas no mundo manifestar o amor de Deus as pessoas.

Ensina-nos ainda o Senhor, que devemos colocar a nossa confiança e dependência em Deus, para que Ele nos livre das ciladas do diabo e todo o mal que vem do reino das trevas, devendo sempre reconhecer que de Deus é o poder, o reino e a glória para sempre.

Um pouco mais adiante Jesus ainda nos ensina que todas as nossas orações deveriam ser firmadas através do Seu nome, mostrando-nos que o nome de Jesus é como se fosse uma chave para entrarmos e alcançarmos as bênçãos de Deus para nós (Jo 14.23) e que para pedirmos qualquer coisa, deveríamos fazê-lo através da oração (Mt 21.22) e não da reclamação ou murmuração como muitos fazem.

Se não bastasse isto, ele ainda nos diz para vigiarmos na oração para que não caiamos em tentações (Mt 26.41) pois, ainda que a nossa carne seja fraca, precisamos nos erguer pelo Espírito Santo e orarmos, note que em Lucas 18.1 ele nos adverte para orarmos sempre, sem jamais nos esmorecer (desistir), pois a oração na vida de um filho de Deus deve ser algo rotineiro e verdadeiro, e não escasso e falso (hipócrita).

O Ap. Tiago ainda nos escreve ensinando que se estivermos passando por problemas, aflições, o que devemos fazer é orar, pois a oração de um filho de Deus (justo) é poderosa, e capaz de mudar as circunstâncias da vida, contrariando até as leis da natureza, como Elias fez (Tg 5.13-18).

E por fim, o Ap. João em sua primeira epístola nos ensina a termos confiança, fé e convicção que se pedirmos algo a Deus que esteja alinhado com sua vontade (Bíblia), Ele nos ouve e nos atende (I Jo 5.14-15).

Por isto, procure conhecer a vontade de Deus para sua vida, seus familiares e amigos na Palavra de Deus, e comece a orar, a se relacionar com Deus, adorando-o, clamando pelos perdidos, buscando o seu reino e sua vontade, e você verá a manifestação sobrenatural de Deus sobre a sua vida e todos os seus, POIS O QUE DEUS ESPERA DE VOCÊ É UM RELACIONAMENTO SINCERO E VERDADEIRO.


(Texto de Pr. André Caldas)


À todos uma ótima semana na paz de Deus!

Gilberson Martins Dias



0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Grito de Louvor - Evangelismo via Internet | Todos os direitos reservados a Cristo