Religiosidade

|

Religiosidade
Armadilha que Separa


Para vivermos no Amor de Cristo, citado no artigo anterior, precisamos ser pessoas que realmente amam e não rejeitam uns aos outros, precisamos lutar contra uma armadilha que infelizmente está presente na igreja, a Religiosidade.

A palavra Religiosidade significa “Sentimento que nos impele a reconhecer a divindade independentemente de culto determinado”, nos evangelhos, Jesus reprova qualquer ato religioso, pois a religiosidade é capaz de separar as pessoas e sufocar o amor.

No capítulo 23 de Mateus, Jesus nos dá uma preciosa pregação sobre religiosidade, da qual podemos trazer algumas lições para os dias de hoje.

1) Quem são os religiosos? (versículo 2)

No texto, Jesus deixa claro que está falando dos escribas e fariseus, porém, diz que não se deve segui-los como exemplo, pois não fazem aquilo que falam, hoje não é diferente, dentro das nossas igrejas temos vários escribas e fariseus, são pessoas que entendem da Palavra de Deus, conhecem o evangelho, mas não o cumprem, freqüentam a igreja no domingo e acham que já fizeram sua parte com Deus e se sentem melhores que os outros.

2) Pensam ser Santos (versículo 5)

Pessoas religiosas não costumam assumir que são falhos, que sempre estão errando e que suas vidas não são perfeitas assim como a de ninguém é, para eles o fato de conhecerem o evangelho e poder mostrar isso para os outros é mais importante do que praticar a Palavra, pois pensam que apenas sendo conhecedores já estão salvos, mas de nada adianta se suas obras forem para os olhos dos homens.

3) Gostam de se destacar (versículo 6)

Os religiosos procuram sempre estar a frente de alguma atividade na igreja, sua intenção porém não é fazer a obra de Deus, mas sim aparecer para que sejam vistos pelos outros, procuram sempre sentar à frente e até discutem as aulas da Escola Dominical, quanto mais aparecer melhor, pois assim serão comentados pelos outros, chamados de sábios, mas como diz a Palavra de Deus no versículo 12, “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”, assim será com os religiosos.


Podemos tirar muito mais lições deste texto, mas esses três tópicos são facilmente encaixados em nossas igrejas, vemos pessoas agirem desse modo o tempo todo, isso faz com que a igreja se torne um muro e não uma ponte entre os necessitados e Deus. Quantos visitantes já foram à uma igreja e não retornaram por causa de atitudes como essas? O que podemos fazer para mudar essa situação? Basta seguir a instrução de Jesus para vencermos a religiosidade, no versículo 8 Ele diz que somos todos irmãos e que só existe um mestre, então não adianta querermos realizar obras pelas nossas próprias mãos, nenhum fruto nascerá se não tivermos o amor de Cristo plantado em nós, não adianta sermos conhecedores da Palavra se não a praticarmos, Jesus disse que temos um só Pai e que Ele é nosso guia.

Quando decidimos depender de Cristo como nosso guia, não há espaço para religiosidade. Aí nos tornamos pessoas que amam. Aí nos tornaremos uma igreja que é uma ponte e não um muro.

Devemos entregar tudo nas mãos de Deus e nos unirmos como um só corpo, para que tudo que fizermos seja para os olhos de Cristo e não dos homens.


Deus ilumine a todos!

Gilberson Martins Dias

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Grito de Louvor - Evangelismo via Internet | Todos os direitos reservados a Cristo